sexta-feira, 3 de abril de 2009

Como recortar um poligono com uma linha?

Um membro da lista de discussões ArcGIS-Brasil@yahoogrupos.com.br apresentou a seguinte dúvida:
“ ... Pessoal tenho uma dúvida, eu tenho um arquivo shape no formato polígono e quero recorta-lo dentro de um limite, que no caso não é um polígono e sim uma linha de limite municípal, como faço par efetuar o recorte?”
Minha interpretação do problema e uma representação da solução é a seguinte:
Tenho aqui o polígono representado a área de uma órbita ponto específica do satélite landsat, neste caso a 224/74, que foi tomada aleatoriamente. Nota-se na figura 1 que existe um linha que representa parte de um perímetro municipal, e aqui não cabe a discussão quanto a modelagem dos dados, se esta certo ou errado representar limites municipais representados como linha.

Figura 1 – Dados de entrada. Na esquerda uma representação do polígono e da linha que será utilizada para recorte; na direita uma representação mostrando que a linha é parte de um outro polígono de limite político de um município brasileiro.
Voltando ao problema, ou na verdade, voltando à solução ... é possível efetuar o referido recorte utilizando a ferramenta “Split polygons with polylines” da extensão “ET GEO WIZARDS”, que pode ser encontrada em http://www.ian-ko.com/ e visualizada na Figura 2. E como o próprio nome já sugere, um tutor vai apresentando os passos e opções para que o usuário selecione as opções conforme seu interesse.
O resultado final neste caso é o recorte do polígono de entrada em 3 novas regiões conforme pode ser observado na figura 3.

Figura 2 – Representação da tela mostrando o local onde deve ser iniciado o processo de recorte com a extensão ET GEO WIZARDS.

Figura 3 – Resultado final, polígono recortado em 3 novas regiões.


Fabiano Morelli
quinta-feira, 19 de junho de 2008

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Como separar um shapefile em vários arquivos?

É possível separar um shapefile em vários arquivos (shp) dseparados, utilizando como critério um atributo devidamente preenchido na tabela de atributos (DBF) do seu arquivo original. O produto vai ser um conjunto de diferentes shapefiles sendo um para cada distinta ocorrência do valor analisado na tabela.

Para exemplificar peguei o shapefile de Biomas Brasileiros disponível no site do IBGE, e conforme pode ser observado na Figura 1 meu dado de entrada possui 6 classes.



Utilizando a extensão “ET Geo Wizards” na aba “Geoproc” existe a opção “Split by Attributes” conforme pode ser observado na Figura 2.


O próximo passo é completar os parâmetros da nova janela que se abre depois que o usuário apertou o botão “GO” (Figura 3). Nesta janela devem ser informados:


1) Qual a layer que vai ser utilizada no processamento;

2) Prefixo é um campo para definir um texto do seu interesse que vai compor o nome do arquivos de saída, juntamente com o valor do campo na tabela que foi informado em “Fild Name”;

3) Por fim, deve ser informado um diretório de saída para criação dos vários arquivos.

Assim o resultado do processamento esta apresentado na figura 4.